A arte perdida de raspar pneus

Raspar o que? Sim, raspar pneus. Nós te perdoamos se você não está familiarizado, porque esta arte tornou-se menos popular e menos necessário uma vez que o mercado de pneus radial superou nos anos 60 e 70. Antes da fabricação de pneus não era muito preciso e tinha pneus novos um passo adicional: eles estavam tão fora do curso que era necessário que o instalador os raspasse para torná-los circulares ou "reais". E assim, logo após a popularidade do pneu radial resultou em avanços na fabricação de pneus, os barbeadores dos pneus e os tipos que os manuseiam começaram a desbotar.

Mas a barba ainda tem seus usos. Digamos que você tenha um carro com tração nas quatro rodas que começou com um novo conjunto de borracha há 16.000 km., ou algo assim e, de repente, você está precisando de um pneu novo como resultado de uma falha. Um conjunto de pneus incompatíveis poderia forçar um sistema moderno de quatro ou quatro rodas a trabalhar constantemente para controlar o torque, causando desgaste excessivo nos componentes. Para evitar esse tipo de problema, você pode substituir os quatro pneus, ou substituir apenas um deles e reduzi-lo ao diâmetro das três bandas gastas. Obviamente, a segunda opção pouparia muito dinheiro.

Depois, há aqueles de nós, inclusive eu, que pegam um par de pneus novos e raspam a camada superior do piso em nome da aderência. Em uma pista de corrida, maior aderência significa maior velocidade, então vale a pena esse sacrifício aos deuses da borracha. Enquanto o piso de um pneu de rua serve como um canal para desviar a água e evitar derrapagens na água, não favorece os carros em um percurso de autocross seco, pista circular ou circuito rodoviário. Um pneu macio proporciona mais aderência no pavimento seco e é por isso que você vê carros de corrida com pneus suaves. Na série Spec Miata, por exemplo, corredores são obrigados a usar o Toyo Proxes RA1, É uma radial de ruas rolantes completas fabricadas com borracha composta A. Ele fornece uma excelente aderência em condições secas e molhadas, mas ainda deu mais tração se o piso completo estiver raspado. Como benefício adicional, o barbear também aumenta a vida útil do pneu, eliminando a possibilidade de formação de bolhas, o que pode ocorrer quando o pneu de um piso completo pode suportar altas temperaturas na pista.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

É por isso que eu precisava encontrar uma máquina de raspar pneus, mas, infelizmente, é difícil encontrar mais do que alguns garotos em cada região que possam fazer o dever de casa. Aqui em Michigan, mesmo perto de Motor City, há apenas uma loja a uma distância razoável. Neal na Roger's Cline Tire em Mason, Michigan, tem raspado pneus, silenciosamente, por aproximadamente 30 anos. Para aprender mais sobre o processo, eu o segui enquanto preparava um jogo de borracha para o meu carro de corrida Spec Miata.

Um novo RA1 começa com uma profundidade de desenho de 8/32 de polegada. Optei por raspar até 4/32, o que eliminaria as ranhuras laterais do piso. Esta é uma profundidade comum para as corridas de rua, embora algumas com mais financiamento caiam para 3/32 ou até 2/32 para torná-lo ainda mais cativante, em detrimento da longevidade.

Depois de montar o pneu na máquina, Neal começa a girar. O corte é feito por uma lâmina rotativa circular que se ajusta de lado a lado e dentro e fora. Ele mergulha a lâmina no pneu e as tiras finas de borracha começam a sair. Usando ambas as mãos para mover a lâmina como um operador de torno, Neal faz passagens entre 1/4 e 3/8 polegadas de largura, dependendo de quanto é finalmente removido. A dimensão e o ângulo do corte podem ser personalizados de acordo com o tipo de carro e a pista em que o pneu será utilizado. A experiência acelera o cortador, permitindo que ele sinta quando a ferramenta está se tornando obsoleta e precisa ser substituída. Como você pode imaginar, alcançar o corte correto não é um processo rápido, cada pneu demora pelo menos 20 minutos para ser concluído.

Quando tudo estiver dito e feito, você acaba com uma grande pilha de pedaços de borracha recém-raspados e um conjunto de pneus prontos para acertar a pista. O custo é geralmente US $ 16-25 por pneu, mas como Neal disse olhando para o monte de borracha, "Aqui está a evidência., se você quiser ir rápido, você tem que gastar dinheiro"

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo