Abrir filtros

Preço

R$
para
R$

Marca

Viscosidade

Vendedor

Lubrificantes automotivos: Descubra tudo sobre eles, aqui!

Os  óleos lubrificantes ,  óleos de motor , ou  óleos para motor de carro são  substâncias  utilizadas para reduzir o ruído, calor e desgaste, lubrificando e aumentando a vida útil dos componentes móveis dos motores. Entre as principais características dos lubrificantes para motor de carro se encontra também a limpeza do motor, no entanto, também se deve verificar o histórico de manutenção do veículo para que essa propriedade seja mais efetiva.

Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxas), derivados de petróleo ( óleos minerais ) ou produzidos em laboratório ( óleos sintéticos ), podendo ainda ser constituídos pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).

As principais características dos óleos lubrificantes automotivos são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade.

A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa). Quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas.

A viscosidade dos lubrificantes não é constante; ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta, a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior o IV, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura

Densidade indica a massa de um certo volume de óleo a uma certa temperatura, é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante.

Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veículos automotivos várias são as classificações, sendo as principais SAE e API (desempenho do motor). O desempenho do motor também é um fator importante a ser considerado, com a evolução dos motores e óleos, os usuários também são mais exigentes.

Estabelecida pela SAE - Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias.

Desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, API baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.

Em 2013, a última classificação dos lubrificantes estabelecidas pela API estava na sigla "SN", para lubrificantes direcionados a veículos a álcool, gasolina e flex. No que diz respeito aos lubrificantes direcionados a motores a diesel, a última classificação estava na sigla "CJ".

A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido às evoluções que sofreu, foram acrescentados números para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante.

Então, como saber qual o melhor óleo para o seu carro ? Pelomanual do proprietário. Essa é a melhor orientação possível. Além do nível de desempenho e da viscosidade, esse documento também se refere às normas específicas de cada montadora que o óleo lubrificante deve atender. O que está escrito ali é a indicação feita após inúmeros testes e anos de pesquisa para o desenvolvimento de cada carro. Algumas das marcas de óleo para carros, ou as consideradas melhores delas, são: Lubrax, Castrol, Shell, Ipiranga, Texaco, Esso, Mobi, Elf e Petronas.

Os preços dos óleos de carro variam conforme a marca, especificações e quantidade. Sempre é recomendável se informar das diferentes marcas e preços dos óleos para carro nas lojas online das marcas autorizadas ou na própria loja do fabricante. Em todo caso, consultar a um especialista sempre é uma válida opção!

Mais ...

Comparar preços Óleo & Lubrificantes

Mais ...

Comparar até 4 produtos:

de 6
MEHR ERGEBNISSE 20
de 6
Essa é uma publicidade paga

Ver Ambiente de Trabalho do website