Abrir filtros

Preço

R$
para
R$

Marca

Viscosidade

Vendedor

Qual o melhor óleo para o motor do seu carro?

Escolher o óleo de motor certo para seu veículo não é difícil, mas para fazer a compra certa é necessário saber quais são as funções deste importante aliado na conservação e funcionamento do seu motor.

A principal função do óleo lubrificante é diminuir o atrito entre todas as partes móveis de um motor. Além disso, ele é responsável pela limpeza do motor, recolhendo os fragmentos que são resultado do processo de combustão; e por refrigerar o motor por meio da transferência de calor, prevenindo a corrosão das peças e evitando a entrada de resíduos que podem ser prejudiciais para as peças.

Apesar de existir vários óleos lubrificantes no mercado, todos eles obedecem a classificação estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE). O principal critério é em relação a viscosidade do óleo, que é uma importante propriedade dos fluidos, responsável pela resistência ao escoamento. Quanto mais grosso (mais vicoso) o óleo, mais dificuldade ele terá de escorrer e portanto, maior sua capacidade de manter-se entre as duas peças móveis. Os níveis de viscosidade variam com a temperatura, ou seja, não são constantes. Quando o motor está quente, menor é a viscosidade.

Verão: Sua viscosidade é medida para altas temperaturas (SAE 20, SAE 30, SAE 40, SAE 50 e SAE 60). Esses lubrificantes são feitos para trabalhar em altas temperaturas, logo eles não possibilitam que haja o rompimento da película lubrificante. Uma vez que esquenta, ele fica menos viscoso.

Inverno: Sua viscosidade é medida para baixas temperaturas (SAE 0W, SAE 5W, SAE 10W, SAE 15W, SAE 20W e SAE 25W). Esses lubrificantes são feitos para trabalhar em baixas temperaturas, permitindo que as peças móveis tenham rápida e fácil movimentação.

Multiviscosos: São lubrificantes que tem essas duas características.

Além da viscosidade, o tipo de óleo também é muito importante e deve ser levado em conta ao fazer a escolha de qual é o melhor óleo lubrificante para seu carro. Quem define os tipos de óleo é a Agência Nacional do Petróleo e eles são de dois tipos: Mineral ou Sintético. O que varia é a forma como são obtidos.

Óleos minerais são resultantes da separação de componentes do petróleo. Possui uma maior diversidade de compostos.

Os óleos sintéticos são produzidos a partir de uma reação química e por conta desse fator, permitem maior controle na fabricação e podem ser mais puros. O preço desse tipo de óleo é mais elevado. Podem ser classificados em: Hidrocarbonetos, Poliolésteres, Diésteres, Silicone, Poliésteres Perfluorados, Fluor e Fluorclorocarbonos.

Já os óleos semissintéticos são formados por minerais e reações químicas dos óleos sintéticos. Seu objetivo é pegar o que há de melhor em cada um dos dois tipos anteriores, embora não seja recomendado que se faça uma mistura entre os óleos minerais e sintéticos.

Então, qual é o melhor óleo para o motor do seu veículo? A primeira coisa que se deve saber é o tipo e óleo indicado pela montadora para o seu carro no manual do proprietário. Existem várias marcas de óleo de motor , mas as melhores são: Lubrax, Shell, Castrol, Ipiranga, Elf, Mobil, Texaco e Petronas. E podem ser comprados em supermercados, internet, lojas específicas de automóveis.

Os preços dos óleos lubrificantes para motor vão variar conforme o tipo e marca. Para uma informação mais detalhada, faça uma busca já com o tipo de óleo indicado para sua automóvel e sua marca preferida.

Agora não tem desculpa para não escolher o melhor tipo de óleo para seu veículo, seguindo as recomendações do fabricante e também levando em consideração as características e especificações do óleo a escolher, tomará a melhor decisão para o cuidado apropriado do seu motor!

Mais ...

Comparar preços Óleo de Motor

Mais ...

Configurador

Comparar até 4 produtos:

de 2
de 2
Essa é uma publicidade paga

Ver Ambiente de Trabalho do website