Registre os pneus na licença do veículo

Reifen im Fahrzeugschein eintragen lassen

Aqueles, que querem equipar seu carro com pneus não listados na licença do veículo, nem sempre precisam registrar os pneus separadamente.

Informações nos documentos do veículo

Uma licença de veículo - a partir de outubro de 2005 corretamente referida como Parte I do certificado de registro do veículo - contém uma indicação dos pneus autorizados para esse veículo em particular. Pode-se encontrar as informações detalhadas sobre tamanhos de pneus nos artigos 15.1, 15.2 e 15.3. A informação corresponde a cada eixo, respectivamente. As alterações relativas aos pneus também são observadas no artigo 22. Existem mais opções de tamanhos para escolher em licenças de veículos mais antigos. Você ainda pode usar esses documentos, no entanto, a especificação de um único tamanho de pneu nos novos certificados de registro de veículos não significa que apenas este tamanho de pneu particular é permitido.

Encontre mais pneus permitidos

Outros tamanhos permitidos podem ser encontrados no Certificado de Conformidade CE também conhecido como papel CoC (Certificado de Conformidade). Desde 2005, os fabricantes de automóveis têm que entregar essa listagem ao vender um carro novo. Ele contém todos os tipos de dados técnicos no veículo, incluindo os artigos 32 e 50, com as informações sobre todos os tamanhos de pneus aprovados. Se você não tem ou perdeu seu papel CoC, você pode solicitar o fabricante do carro após pagar uma taxa. Muitos fabricantes também colocaram bancos de dados correspondentes com função de pesquisa on-line. Se o pneu não for mencionado no certificado de registro do veículo, ele pode ser encontrado nos papéis do CoC, e pode ser montado sem pensar duas vezes. Como evidência para a polícia e especialmente a Associação de Inspeção Técnica, uma cópia do documento do CoC deve ser sempre realizada. O tamanho do pneu também pode ser mencionado na parte I do certificado de registro do veículo, não é necessário levar o papel CoC com você. Esta adição não é obrigatória.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Relatório individual ou aprovação individual

Se os pneus não forem mencionados no certificado de registro do veículo ou nos documentos da CoC, um especialista deve preparar um relatório sobre o controle técnico do pneu. Essa "declaração excepcional de fatos" mencionada na Parte I, artigo 22 do certificado de registro do veículo, que é obrigatório. O especialista verifica a adequação do pneu e a montagem na borda - isso exige que o fabricante do pneu forneça um certificado. Se tudo estiver conforme o especificado, o especialista emitirá o relatório comumente conhecido como Licença de Operação Geral. A mudança será então inserida na Parte I, artigo 22 do certificado de registro do veículo, como modelo ABE e, portanto, oficial.

Condução com pneus não autorizados

Conduzir com pneus não autorizados, claro, não é permitido e pode acabar custando caro. Se apenas uma parte do carro não for oficialmente aprovada - mesmo que seja apenas um pneu - a aprovação para todo o veículo é imediatamente cancelada. Você não pode dirigir sem uma licença de operação. Você também pode perder sua habilitação dependendo das circunstâncias.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo