Conhecer e comprar pneus automobilísticos

Os condutores profissionais sabem que os pneus automobilísticos são uma das partes mais importantes de um veículo. Alguns condutores subestimam seu papel, já que consideram que o motor ou os freios desempenham um papel mais importante. Os bons pneus garantem a segurança do condutor e dos passageiros. A qualidade dos pneus é a chave. Os pneus de alta qualidade oferecem ao seu veículo um melhor manuseio e travagem numa estrada úmida, escorregadia ou seca. Também é muito importante escolher os pneus de acordo com as condições climáticas da sua região. Em regiões onde o inverno não é rigoroso, os condutores costumam colocar pneus adequados para todas as estações nos veículos, enquanto que em países com invernos severos é preferível colocar pneus de inverno ou pneus de inverno com pregos.

Quando os pneus devem ser substituídos?

Há mais de uma razão para substituir os pneus, mas o principal motivo é o desgaste. Legalmente, os pneus se desgastam quando a profundidade da banda de rodagem se torna 2/32 polegadas. O objetivo principal da banda de rodagem do pneu é dispersar a água da área de contato e fornecer aderência à estrada. A área de contato, que está em contato com a estrada, é uma área pequena, da dimensão da palma da mão. Em outras palavras, sem pegada, o pneu perde a sua habilidade de aderência na estrada molhada e não pode parar rapidamente, girar ou acelerar.

Os pneus modernos têm as chamadas "barras de desgaste" espaçadas nas ranhuras. As barras de desgaste aumentam até 2/32 e ajudam a entender quando é hora de substituir os pneus. Quando as barras de desgaste alcançam o mesmo nível que a banda de rodagem dos pneus, o condutor sabe que ele precisa substituí-los por pneus novos.

Existe também outro método para definir se o pneu está suficientemente desgastado para ser substituído. É o chamado teste de profundidade da banda de rodagem de Lincoln, usado principalmente nos Estados Unidos. Para realizar o teste, é preciso usar uma moeda, encontrar o lugar do pneu onde a banda de rodagem tem o nível mais baixo e introduzir a cabeça de Lincoln. Se o condutor pode ver o topo da cabeça de Lincoln com a inscrição "In God we trust", é um sinal ruim porque isso significa que o pneu deve ser substituído.

A maioria dos manuais de veículos e muitos mecanismos indicam que, em média, os pneus devem ser substituídos após cinco anos de uso. Considera-se que com o tempo os pneus se tornam muito suscetíveis a vários danos. Existem muitos hábitos de condução que influenciam a condição do pneu: aceleração, travagem de emergência, início rápido, estradas danificadas, etc. Imagine o quanto esses fatores influenciam o pneu por cinco anos. Na verdade, o risco de danos ao veículo, avarias e até mesmo acidentes aumentam. A boa notícia é que é possível determinar a idade de qualquer pneu, mesmo no caso de pneus usados. Há um número DOT indicado na parede lateral do pneu, perto da borda. O número DOT é composto por diferentes dígitos que indicam a data de fabricação, o fabricante e outras informações sobre o pneu. Os dois primeiros dígitos indicam a semana de fabricação. Os dois últimos dígitos do número geralmente indicam o ano de fabricação dos pneus. Por exemplo, 3109 indica que o pneu foi fabricado na semana 31 de 2009.

Para garantir a sua segurança e a de seus passageiros, é importante verificar a condição dos pneus e substituí-los quando necessário. Portanto, é aconselhável comprar pneus novos quando a banda de rodagem é muito baixa ou quando os pneus têm mais de 5 anos de idade.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Tipos de pneus e condições climáticas

Os condutores sabem que usar o tipo certo de pneus pode fazer uma grande diferença. Usar pneus de verão no inverno não é apenas perigoso para o condutor, mas também ruim para os pneus. Os pneus de verão são feitos de uma borracha diferente e, portanto, reagem à temperatura fria de forma diferente. Os pneus de inverno têm um maior teor de borracha que os mantém flexíveis a baixas temperaturas, enquanto os pneus de verão oferecem melhor desempenho em climas quentes. Existem também pneus adequados para todas as estações que são uma opção perfeita para regiões com invernos suaves. Assim, os condutores devem substituir pneus de inverno por pneus de verão nas estações de verão e vice-versa nas estações de inverno.

Onde comprar pneus

O mercado de produção de pneus é grande e muito competitivo. Os condutores podem escolher entre uma ampla gama de produtos de alta qualidade fabricados por fabricantes reconhecidos. No entanto, é melhor comprar pneus online. As lojas online tendem a oferecer mais variedade do que as lojas convencionais. Preste atenção às ofertas especiais de lojas online. Você pode encontrar uma grande quantidade de "compre 3 e obtenha 1 grátis" ou "desconto de 100 euros para a compra de quatro pneus". Claro, as ofertas dependem dos fabricantes e algumas empresas não são muito generosas com os descontos.

Ao calcular o orçamento para pneus novos, não se esqueça de adicionar o custo da instalação: o trabalho e os materiais para equilibrá-los. Além disso, é importante levar em conta os custos de envio em pedidos do exterior.

Quantos pneus eu preciso?

A condição dos pneus dianteiros pode ser diferente da dos pneus traseiros, por isso é melhor substituir os quatro pneus. Isso proporcionará uma combinação completa de tamanho, tipo, espessura da banda de rodagem e do fabricante. Para a maioria dos veículos modernos, é aceitável substituir dois pneus ao mesmo tempo, mas para alguns caminhões e veículos é obrigatório substituir os quatro pneus. A substituição completa é melhor para a tração nas quatro rodas e nos veículos com tração integral, pois a substituição completa elimina qualquer dano aos componentes do sistema de tração nas quatro rodas. A mesma regra aplica-se a certos pneus de inverno: todos devem ser substituídos juntos. Se o tipo de pneu recém-instalado for diferente do pneu já instalado, podem surgir problemas de manipulação e controle.

O aumento do desempenho de qualquer veículo é possível graças a uma manutenção adequada. A manutenção do veículo não envolve apenas verificar o nível de óleo ou substituir peças antigas, também significa cuidar dos pneus e sua substituição adequada. Não esqueça seus hábitos de condução, pois podem prolongar consideravelmente a vida de seus pneus.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo