4 mitos comuns sobre pneus presos

1. Os sistemas de monitoramento da pressão dos pneus inflam os pneus automaticamente

Todos os carros novos fabricados desde 2014 devem ter um sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS). Esses sistemas eletrônicos úteis são projetados para monitorar a pressão dos pneus e podem ajudar a evitar acidentes causados por pressão excessivamente baixa. Eles também podem ajudar os motoristas a garantir que seus carros funcionem previsivelmente, reduzir o consumo de combustível, reduzir as emissões e minimizar o desgaste dos pneus.

Os sistemas são conectados aos computadores centrais dos automóveis e, quando detectam que a pressão em um pneu desceu para um nível inseguro, eles eles avisam os motoristas, fornecendo um alerta visual. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, este equipamento não inflar automaticamente os pneus quando a pressão baixa é detectada. Isso simplesmente garante que os motoristas saibam que existe um problema com a baixa pressão dos pneus. Então cabe aos pilotos inflar os pneus a um nível apropriado.

Então, se seu veículo tem um TPMS ou não, você precisará inflar seus pneus manualmente. É recomendável que você verifique a pressão com um indicador preciso a cada duas semanas, e isso deve ser feito quando os pneus estiverem frios (o que significa que seu carro foi parado por algumas horas ou mais).

2. Novos pneus devem sempre ir para a frente

Se você está apenas substituindo dois pneus em seu carro, você pode ter ouvido que é melhor colocar os novos na frente. No entanto, isso geralmente não é aconselhável. A menos que o manual do seu veículo forneça recomendações específicas em contrário, é melhor colocar os pneus mais recentes/da mais alta qualidade nas costas. Se seu carro é tração dianteira ou traseira.

Colocar os pneus novos na parte de trás tende a favorecer a subviragem, o que significa que em certas condições (como gelo ou chuva forte) seu carro pode continuar em uma linha reta, mesmo se você estiver girando a roda. Por outro lado, se os seus pneus novos estiverem na frente, é mais provável que você 'sobrevoe', o que significa que a parte de trás do seu veículo pode ser liberada, o que faz com que ele gire.

Além disso, é melhor ter pneus mais novos que sejam menos propensos a perfurações e outros danos causados por desgaste nas costas do que na frente, já que é mais difícil controlar veículos com pneus traseiros danificados do que as rodas dianteiras danificadas.

Se você está comprando pneus novos e não tem certeza de onde colocá-los em seu carro, você pode obter o conselho de especialistas técnicos treinados.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

3. Exceder o número de "pressão máxima" nos pneus fará com que explodam

Você pode ter visto um número de "pressão máxima" na lateral de seus pneus. Muitas vezes, esse número deve representar a pressão máxima que um pneu pode alcançar antes de explodir. De fato, esse não é o caso. A pressão máxima indica a pressão que o pneu deve ter quando o carro está totalmente carregado, ou seja, a pressão com que o pneu carregará o peso máximo.

Isso significa que você não precisa se preocupar com a explosão acidental do pneu se exceder esse número quando estiver inflando-o. Os novos pneus são projetados para serem altamente robustos e não explodirão com pressões ainda maiores do que esse número máximo de prensas. Dito isto, é importante ter cuidado quando você inflar os pneus do seu carro. A insuflação excessiva pode causar danos, maior desgaste no piso central e, se os seus pneus tiverem muito ar, existe um risco maior de que eles fracassem se você atingir um buraco.

O importante quando você verificar e ajustar a pressão dos pneus é saber as leituras corretas de seu carro e cumpri-los da melhor forma possível em todos os momentos (considerando que variam dependendo se o seu carro está totalmente carregada ou não)

4. Pneus não utilizados não degradam

É verdade que os danos nos pneus são geralmente causados principalmente pelo uso e desgaste devido ao uso na estrada. O sinal mais óbvio disso é o fato de que, à medida que você acumula as milhas atrás do volante, o piso dos pneus começa a se desgastar. No entanto, isso não significa que, se você não usar seu carro, os pneus permanecerão em perfeitas condições. Outros fatores também afetam a condição da borracha, incluindo as condições em que os pneus são armazenados. Por exemplo, se eles estão expostos ao calor, ao frio, à luz do sol, à água e ao gelo, eles começarão a envelhecer.

Há passos que você pode tomar para ajudar a proteger seus pneus quando eles não estiverem em uso. Por exemplo, se você puder, armazene-os em um ambiente fresco e seco como uma garagem. No entanto, se o seu veículo estiver ocioso por um longo período, talvez seja necessário substituir os pneus em vez de recarregá-los. Você deve verificá-los com cuidado para detectar quaisquer sinais de danos, como rachaduras ou protuberâncias.

Se você não tem certeza se seus pneus ainda estão seguros, faça com que sejam examinados por um especialista, de preferência antes de usá-los e, claro, antes de fazer uma longa viagem.

Conhecendo seus pneus pode mantê-lo seguro nas estradas e você pode desfrutar de uma experiência de condução mais suave. Se procura pneus novos, podemos ajudá-lo. Verifique o intervalo disponível em nosso site e, depois de encontrar o que você deseja, simplesmente organize uma adaptação.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo