Fazer. Feito. Fabricado: como e onde seus pneus são criados

Segundo a Consumer Reports, quase 8 em cada 10 americanos preferem comprar produtos feitos nos Estados Unidos. Além disso, 60% dizem que estão dispostos a pagar 10% a mais pelos produtos fabricados no país. No entanto, de acordo com uma pesquisa da Associated Press, na prática, é o contrário. Esse estudo descobriu que 3 de 4 prefeririam os fabricados nos Estados Unidos, mas na realidade acabam indo para o item menos caro fabricado no exterior. O que explica esses relatórios contraditórios?

Há um empurrão e puxar quando se trata de produtos fabricados nos EUA e fabricado no exterior. As pessoas podem gostar da idéia de comprar um produto manufaturado nacionalmente, mas no final, seus bolsos dizem o contrário. Muitos produtos feitos nos Estados Unidos simplesmente custam mais. Vale a pena o preço mais alto? No centro deste debate está a ideia de valor.

Merriam Webster define valor como "Um retorno justo ou equivalente em bens, serviços ou dinheiro para algo trocado". Você quer um retorno justo do que gasta. Isto é particularmente verdadeiro para os pneus com os quais conta para a mobilidade diária. Feito nos EUA ou não, se um pneu quebrar rapidamente, ele não irá a lugar nenhum. Isso prejudica seu fluxo de caixa e seu sustento.

Há tantas opções e "que pneu devo comprar?" Pode ser uma pergunta assustadora. Você deve comprar no exterior ou em casa, durante toda a temporada ou especializada? Para ajudar você a simplificar sua decisão, vamos começar com o básico.

O nascimento do pneu

Em 1888, Benz inventou o primeiro carro a gasolina, que incluía pneus em suas rodas. Robert Thomson, um escocês, inventou o pneu em 1845, mas não atraiu muita atenção até que outro escocês, John Boyd Dunlop, fiz um para triciclo de seu filho em 1888. Este era um conceito revolucionário que substituíram as rodas de metal com um ar pneumático de borracha completo montado em uma roda de metal. 1905 viu o primeiro pneu equipado com degraus, o que ajudou a aumentar a tração. Henry Ford inventou a linha de montagem em 1913, e quando a empresa americana Du Pont industrializou a borracha sintética em 1931, a produção em massa tornou-se possível e a era do pneu moderno começou.

Outros avanços na tecnologia de pneus se seguiram, incluindo o pneu radial (1949), que verticalmente dispôs os cabos no pneu para aumentar a eficiência do combustível através do contato uniforme do piso com a estrada. O pneu RunFlat (1980) continua a funcionar apesar de arranhões ou buracos, e em 2000 houve uma maior concentração de pneus Eco Tuning que respeitam o meio ambiente para acompanhar os carros ecológicos.

Todos esses avanços significam que há muitas opções no projeto, mas, em termos de materiais, todos os aros são feitos de uma combinação de borracha natural e sintética, além de negro de carbono. A borracha natural vem da seringueira, a Hevea Brasiliensis, nativa da América do Sul e cultivada em plantações tropicais, especialmente no sudeste da Ásia e na África Ocidental. Feito na América ou feito em outro lugar, qualquer pneu que contenha borracha natural dependerá de árvores de plantação tropical fora da América. Borracha sintética vem de polímeros de petróleo bruto; o negro de fumo também consiste em petróleo bruto (ou gás natural) combinado com oxigênio em um processo de combustão.

A fabricação de pneus consome 70% da borracha mundial, e os cientistas agora estão procurando uma alternativa para a seringueira. Cerca de 93% dessas árvores vêm da Ásia, onde querem preservar as florestas tropicais. Para esse fim, o arbusto guayule pode ser a resposta. Uma planta do deserto, pode crescer nos Estados Unidos, requer relativamente pouca água e é resistente a doenças. Os esforços para produzir borracha de guayule suficiente ainda estão em andamento.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Onde os pneus são fabricados

Em termos do pneu em si, todos os fabricantes estão em terreno comum. Eles são baseados em borracha de seringueiras tropicais, bem como petróleo bruto. Eles também fabricam seus pneus em vários países, embora os Estados Unidos produzam a maioria dos pneus em geral. Dos 72 tipos de pneus testados pela Consumer Reports em 2016, nenhum dos fabricantes fabricou seus pneus exclusivamente nos EUA.

Este gráfico mostra a propagação da produção:

Na última década, houve um impulso para aumentar a produção nos EUA. Parte disso vem de um aumento na energia barata, a outra parte de uma diminuição nos custos de mão-de-obra. O Departamento de Comércio registra um aumento de 45% nos empregos industriais nos EUA entre 2009 e 2014.

Consumer Reports diz: "É possível que o balanço de produção mude nos Estados Unidos no futuro, já que várias fábricas novas de pneus serão construídas nos EUA nos próximos anos." Um exemplo disso é a nova fábrica da Hankook em Clarksville, Tennessee.

Feito nos Estados Unidos

Uma empresa da Coréia do Sul e a sétima maior fabricante de pneus do mundo, a Hankook está trazendo milhares de empregos para o Tennessee com sua nova fábrica. A instalação de US$800 milhões é de 1,5 milhão de pés quadrados e adicionará aproximadamente 1.600 empregos à economia local. "Seremos capazes de oferecer aos nossos clientes, consumidores e fabricantes de automóveis pneus de alta qualidade e um serviço líder da indústria para atender às demandas do mercado dos EUA", disse o CEO da Hankook, Seung Hwa Suh. A nova fábrica mostra que a Hankook está preparada para atender aos padrões de qualidade que acompanham a fabricação dos EUA.

De acordo com a The Balance, "Os Estados Unidos têm padrões industriais e trabalhistas mais altos, o que garante um ambiente de trabalho de qualidade, funcionários seguros e um produto melhor". Fabricar nos EUA também significa que os americanos podem consultar pessoalmente o fabricante se houver algum problema e reduzir os tempos de envio. Também reduz os custos de envio; pneus de alta qualidade são uma opção mais barata para os consumidores.

No mercado dos EUA (e ao redor do mundo), a Hankook concorre com a Michelin, Continental e Pirelli para criar os melhores pneus na estrada. O Hankook Dynapro ATM é classificado como o melhor pneu todo-o-terreno para caminhões, o que significa que pode operar tanto na estrada quanto no cross-country, mantendo a vida útil do piso.

Com a nova fábrica do Tennessee, a Hankook concorre com outros fabricantes que fabricam seus pneus nos Estados Unidos e em todo o mundo. Desde que é o caso, o consumidor informado pode mudar sua linha de perguntas de "Onde meus pneus são fabricados?" para "Quais são os pneus de melhor qualidade que posso comprar para obter o melhor valor para o meu dólar?"

O valor de um bom pneu

Quanto mais pobre um pneu, mais rápido ele se desgastará. Compre um pneu mal fabricado, barato ou usado, e você poderá se encontrar de volta na loja procurando um novo muito cedo. Compre um pneu caro e mal feito, e você obterá o mesmo resultado. Compre um pneu de qualidade e espere ver uma vida longa combinada com o máximo desempenho.

A chave é procurar o pneu que durará mais, porque a longevidade reduzirá seus gastos com o tempo. Além disso, um pneu bem construído pode melhorar a eficiência de combustível, permitindo que você economize dinheiro na bomba. O tamanho dos pneus e o design podem economizar de 4 a 7% quando se trata de gasolina. Se você precisar comprar um pneu maior, compre um que seja bem projetado. Um pneu com um design de qualidade que forneça a quantidade exata de resistência na estrada, não mais do que o necessário, irá atendê-lo mais a longo prazo.

Você só tem muito dinheiro para gastar com pneus. Mas não sacrifique o valor. Você pode ter que gastar um pouco mais para os fabricantes americanos, mas os fabricantes nacionais estão trabalhando duro para oferecer a você pneus acessíveis que ofereçam o máximo valor para seu dólar.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo