O que você deve saber sobre a mistura de pneus em seu carro

Para obter as condições ideais de direção, a Continental recomenda que você instale os mesmos pneus em todas as posições de rodas do seu carro. Por outras palavras, pneus da mesma marca, do mesmo tamanho de banda de rolagem e com o índice de carga e o símbolo de velocidade instalados em todas as direcções. É especialmente importante que o símbolo de carga, índice e velocidade do tamanho do pneu correspondam às especificações do fabricante do veículo para todas as posições das rodas. Em muitos países, isso é uma exigência legal. Dirigir seu carro com uma combinação não recomendada de tamanhos de pneus, construções e classificações de velocidade pode ser perigoso e ilegal. Siga as recomendações do fabricante do veículo e/ou procure o conselho de um especialista em pneus se você pretende renovar seus pneus com diferentes tamanhos, construções, classificações de carga ou classificações de velocidade.

Por que a rotação de pneus é benéfica?

Para conseguir um desgaste uniforme e maximizar a vida da banda de rolagem, os seus pneus devem rodar regularmente. Siga as recomendações do fabricante do veículo para o padrão de rotação e intervalo. A menos que seja especificado de outra forma pelo fabricante do veículo, a Continental recomenda girar as rodas do eixo em intervalos regulares. Por exemplo, ao trocar os pneus de verão para pneus de inverno ou em intervalos de quilometragem entre 5.000 km e 10.000 km, ou mais cedo, se o desgaste desigual da banda de rolagem começar a aparecer. Se os pneus começarem a apresentar um desgaste desigual da banda de rolagem, peça ao técnico para verificar e/ou corrigir qualquer desalinhamento da roda do carro ou outro problema mecânico.

Pneus sobresselentes de tamanho normal (não substitutos temporários) do mesmo tamanho e construção dos pneus de contato com o solo devem ser incluídos na rotação do pneu. Sempre verifique e ajuste a pressão de enchimento da recarga quando incorporada em rotação.

Ajuste as pressões de inflação dos pneus de acordo com as recomendações do fabricante do veículo para a nova posição da roda (as pressões específicas das rodas dianteiras e traseiras podem ser diferentes).

A rotação dos seus pneus pode afetar o Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS). Consulte o manual do proprietário do veículo ou um profissional qualificado para fazer os ajustes corretos ou a recalibração do sistema.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Posso misturar diferentes marcas de pneus e diferentes padrões de banda de rolagem no meu carro?

Recomendamos que os mesmos pneus sejam instalados em todas as posições das rodas do seu carro. No entanto, devido à disponibilidade ou considerações económicas, é necessário misturar, por isso, é permitido misturar marcas e padrões de banda de rolagem, desde que os mesmos padrões de banda de rolagem e marcas sejam colocados no mesmo eixo. Também é possível misturar o índice de carga e o símbolo de velocidade sempre que o índice de carga e os símbolos de velocidade estiverem acima das recomendações mínimas do fabricante do veículo (carga extra versus carga padrão). Em tais casos, os pneus com a classificação mais alta devem ser instalados no eixo traseiro.

As diferentes profundidades dos padrões da banda de rolagem podem ser misturadas?

Se você decidir substituir apenas dois pneus em seu carro, os novos pneus provavelmente terão mais profundidade da banda de rolagem do que os que ficaram no carro.

Em geral, é permitido misturar diferentes profundidades da banda de rolagem.

A indústria de pneus recomenda que novos pneus sejam instalados no eixo traseiro.

Normalmente, recomenda-se colocar uma maior aderência no eixo traseiro para evitar a sobreviragem e possível perda de estabilidade do carro em uma superfície escorregadia. Alguns fabricantes de automóveis recomendam a instalação de pneus novos no eixo dianteiro. Verifique com o fabricante do carro e/ou especialista em pneus para mais informações.

Exceção para acessórios de pneus de mistura aprovados

Alguns carros podem vir equipados de fábrica com pneus de tamanhos diferentes instalados nos eixos dianteiro e traseiro. Para estes acessórios de pneus mistos aprovados, você deve seguir as recomendações do fabricante do carro. 

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo