Onze dicas: Como economizar combustível ao dirigir

Não importa se você escolhe gasolina ou diesel, o combustível é caro. Com nossas onze dicas, você saberá como otimizar o consumo de combustível do carro.

Considere cada passeio

Você realmente tem que dirigir um carro? Ao dirigir menos de cinco quilômetros, o carro não aquece totalmente e, portanto, consome mais combustível. O consumo ideal de combustível só é atingido à temperatura operacional, portanto, isso não ocorre em um curto percurso com partidas a frio. Para passeios curtos, sugerimos considerar caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público.

Prepare-se e dê a partida

Carregue seu bagageiro, ajuste o assento e os espelhos e ative o modo de navegação com antecedência! Tudo pode ser feito quando com o motor ainda estiver desligado. Gire a chave de ignição apenas quando realmente precisar dirigir, nos dias de hoje os motores não precisam mais ser aquecidos.

Mude rápido

Como regra geral, quanto maior a marcha que utiliza no seu carro, menor o consumo de combustível. Isso pode ser aplicado principalmente ladeira abaixo, então mude as marchas o mais rápido possível. A condução em baixa velocidade não causa problemas nos motores modernos, isto é, para os motores fabricados após 1980. Entretanto, dirigir em baixa rotação requer uma regra diferente. Quando o motor começa a bater você deve reduzir uma marcha, e aqui a regra é a seguinte: no tráfego da cidade: 30 km/h utilize terceira marcha, 40 km/h quarta marcha, porém qualquer velocidade acima de 50 km/h é aconselhada conduzir em quinta marcha. Além do efeito de economia de combustível, a técnica também reduz o nível de ruído.

Suavidade

A condução atenta reduz a frequência de frenagem e aceleração. Se houver uma distância suficiente para o veículo a sua frente, você pode ajustar suas mudanças de velocidade usando a câmbio manual.

Aceleração adequada

Se quer ganhar velocidade, dirija rapidamente e mude para uma marcha mais alta o mais rápido possível a cerca de 2000 rpm (rpm). Ao fazer isso, o pedal do acelerador pode ser empurrado para muito longe. Desta forma, você também pode pular as marchas. Por exemplo, se você acelerou até 50 km/h em terceira marcha, você pode passar imediatamente para a quinta marcha.

Vá devagar na estrada

Ao dirigir na estrada, um limite de velocidade inexistente leva-o a dirigir mais rápido. Assim, há um menor consumo de combustível, no entanto, sua velocidade pode estar de 100 km/h à 130 km/h. Nessas velocidades, o consumo aumenta desproporcionalmente à medida que a velocidade aumenta, especialmente, para carros com baixa aerodinâmica (como vans). Aqui, prova de novo que uma condução suave com frenagem e aceleração mínimas é favorável para seu bolso.

Use o freio motor

Ao dirigir ladeira abaixo, os freios do motor mudam para a marcha engatada. Quando o freio do motor está funcionando, o carro não consome combustível, então encontre o equipamento certo e desça sem gastar! Desligar o motor completamente para descer o morro não é uma boa ideia. A razão por trás disso é que muitos carros, também desligam a direção hidráulica e o servo-freio.

Start-stop automático

Os carros mais novos têm um sistema start-stop que desliga automaticamente o motor nos semáforos. É possível imitar facilmente essa tecnologia apenas desligando o carro. Faz sentido fazer isso se houver a necessidade de esperar mais de 20 segundos para voltar a movimentar-se, por exemplo, se o semáforo acabou ficar vermelho ou se está preso em um engarrafamento. Em barreiras ou passagens de nível fechadas, por lei, o motor deve ser desligado. Depois de desligar, volte para o estado de "ignição ligada". Em primeiro lugar, ligue o carro mais rapidamente. Em segundo preste atenção, pois muitos carros mudam de faróis baixos para altos quando a ignição está desligada, faróis altos não são permitidos na estrada, mesmo quando o tráfego não está fluindo, por isso é mais seguro ligá-lo manualmente.

Use eletricidade alternativa

A geração de eletricidade pelo alternador gasta combustível. Claro, você não deve economizar na luz, mas pode alternar o consumo no uso de assentos aquecidos, aquecimento da janela traseira ou rádio e outros equipamentos elétricos do carro. O ar condicionado consome combustível também. De acordo com a ADAC, o consumo adicional de um ar condicionado pode aumentar o consumo de combustível entre 0,1 e 2,1 litros por 100 km, dependendo do fabricante. Janelas abertas também afetam a aerodinâmica e aumentam o consumo de combustível ao dirigir a uma velocidade mais rápida.

Diminua o peso

Diminua o gasto desnecessário de seu carro. Cem quilos de bagagens desnecessária no porta-malas ou no banco traseiro consomem 0,3 combustível a cada 100 quilômetros. Suportes de bicicletas e outras peças devem ser removidas se não forem usados, pois eles aumentam o peso, e não só isso, a aerodinâmica também é afetada.

Aumente a pressão dos pneus

Quanto maior a pressão do ar nos pneus, menor é o consumo de combustível. É claro que você não deve encher o pneu ao ponto de estourar, mas certifique-se de que a pressão do ar esteja sempre no limite superior do enchimento especificado pelo fabricante. A informação pode ser encontrada no interior das portas, na tampa do gás, no manual ou contatando diretamente o fabricante. Se você quiser, também pode comprar pneus leves com menor resistência ao rolamento do que os pneus convencionais.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo