Pergunta do Aro: Alumínio ou Aço?

 felgenfrage

Cada pneu do carro deve ser montado em um jante ou aro. Existem duas opções comuns: jantes de alumínio/metal leve ou de aço. Isso realmente faz diferença?

Peso

Let's get straight to the point. The weight is usually considered the plus point when we are talking about alloy wheels. The statement "Alloy wheels are lighter than steel rims and thus improve the driving performance" is, however, insubstantial nowadays. Of course, the main component of aluminium is a light metal, and thus, it is not as heavy as the steel that consists mostly of iron. However, the wall thicknesses of modern steel rims have become so low due to advances in technology that the difference in weight is barely noticeable. In particular, when a neat aluminium rim is combined with a large or wide tyre, the weight issue is invalid. Of course, there are exceptions: The very, very expensive alloy wheels with magnesium part (magnesium rims) and carbon rims made of carbon fibre are ultra-light, but simply too costly for private use. They are mostly used in motorsport.

Vamos direto ao ponto. O peso geralmente é considerado o ponto positivo quando falamos sobre rodas de liga leve. A declaração "rodas de liga leve são mais leves do que rodas de aço e, assim, melhoram o desempenho de condução", é, no entanto, insustancial hoje em dia. Claro, o componente principal do alumínio é um metal leve e, portanto, não é tão pesado quanto o aço que consiste principalmente em ferro. No entanto, as espessuras de parede das bordas de aço modernas tornaram-se tão baixas devido aos avanços tecnológicos que a diferença de peso é quase imperceptível. Em particular, quando um aro de alumínio limpo é combinado com um pneu grande ou largo, a questão do peso é inválida. Claro, existem exceções: as rodas de liga muito, muito caras com parte de magnésio (jantes de magnésio) e bordas de carbono feitas de fibra de carbono são ultra-leves, mas simplesmente muito caras para uso privado. Elas são usadas principalmente no automobilismo.

Outros critérios de decisão

Estabilidade

O aro de aço feito de aço laminado é o equipamento padrão, especialmente para carros pequenos. As rodas de aço geralmente vêm em duas partes e consistem no aro e na roda do disco ou na chave da roda. As peças são soldadas de modo que o calor e o desgaste não causem danos nas costuras. As rodas de liga leve são frequentemente vertidas na peça e depois pintadas. Se a jante for composta por duas partes (jante e base da jante), estas são aparafusadas. É adicionado outro metal à borda, por exemplo, ferro, para aumentar a estabilidade para aqueles que consideram o alumínio muito macio. É correto chamar as rodas de liga leve de jantes de liga de alumínio.

Robustez

Qualquer pessoa que dirige com frequência em estradas não pavimentadas é aconselhável usar bordas de aço. Este material é muito mais robusto do que o metal leve. O sal da estrada danifica as jantes apenas externamente, a estrutura do aço permanece inalterada. Se a borda for duramente atingida, geralmente pode ser reparada com facilidade. Embora as argolas de aço possam oxidar, ela afeta apenas a superfície da jante e não atrapalha a condução. A ferrugem pode ser facilmente removida. As rodas de liga leve, no entanto, são muito mais vulneráveis a areia, lama e sal da estrada. Por um lado, no momento em que o material é atingido ligeiramente, arranhões superficiais aparecem mais rapidamente na cobertura transparente. Se algum fluido entrar nesses riscos de pintura, a borda corroe e torna-se instável e assim, um buraco profundo pode destruir esta jante ou roda de liga leve já danificada. A reparação das jantes ou rodas de liga leve é um pouco complicada, às vezes impossível. Uma alternativa para os ventiladores de jantes ou rodas de liga leve: jantes ou rodas de liga leve de inverno especiais e mais robustas estão disponíveis por uma taxa adicional. No entanto, esses modelos não podem (ainda) competir com a estabilidade das rodas de aço no momento.

Preço

As jantes ou rodas de aço são mais baratas do que as de alumínio. Se você não quer renunciar às jantes ou rodas de liga leve e, ao mesmo tempo, não pode gastar muito dinheiro, você pode considerar as de segunda mão. Ao comprar jantes ou rodas de liga leve usadas, certifique-se de não comprar as danificadas. Você também precisará descobrir se há marcas superficiais de arranhões. Tais sinais de uso devem aparecer nas jantes de alumínio usadas; isso é bastante comum. A ausência deles indica manutenção de reparos e talvez até a dissimulação de defeitos.

Seja ela nova ou usada, de alumínio ou aço: vale a pena comprar os preços

Aparência

Em relação à aparência, as jantes ou rodas de liga leve sempre ficam melhores. O verniz, polimento ou mesmo matte escovado, às vezes com peças cromadas, jantes de liga leve são, sem dúvida, muito mais bonitos. Há várias opções de cores (prata, preto, multicolorido, cor do carro) fazem o coração do proprietário do carro bater mais rápido. As jantes de alumínio podem melhorar esteticamente até mesmo um transporte familiar comum e dar a  carros tunados um atraente adicional. As bordas de aço não tão bonitas podem, na melhor das hipóteses, ser embelezadas com diversos acessórios de plástico.

Conclusão

A escolha entre jantes ou rodas de alumínio e aço é pessoal. Ambos os modelos têm seus prós e contras; cada condutor deve escolher considerando suas próprias prioridades. Baixo custo e robustez ou beleza e um pouco mais caro? Se você quiser combinar os dois, pode utilizar no verão jantes de alumínio de boa aparência e depois mudar para as jantes de aço, mais resistentes no inverno.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo