Protetores de pneu/aro

Enquanto os freios e detritos na estrada nunca se deram bem com os pneus. Muitos dos pneus, hoje em dia, resistem a danos acidentais, oferecendo uma borracha mais espessa moldada em locais chave nas paredes laterais. Isso ajuda a reduzir os danos aos pneus e/ou rodas quando os motoristas acidentalmente os roçam contra as guias ao estacionar ou ao sair de uma rodovia.

No entanto, a maioria dos pneus padrão não tem protetores de aro de qualquer tipo, porque eles são freqüentemente montados em rodas de aço. Embora isso pareça inicialmente ser um descuido, é realmente adequado à realidade que a maioria das rodas de aço usa uma cobertura de roda para proporcionar uma aparência mais desejável. A ausência de um protector de pneus permite uma maior flexibilidade no design da cobertura da roda e na forma como a cobertura da roda é concebida e fixada.

Os pneus que possuem protetores de pneus/aro usam vários modelos diferentes. Muitos destes pneus têm uma nervura levantada adjacente à área do talão nas suas paredes laterais inferiores ou têm uma área de rebordo profundamente recuada para envolver parcialmente a flange da roda. Outros pneus levantaram nervuras na largura máxima da seção do pneu (a distância entre as paredes laterais de um pneu medido na parte mais larga do pneu).

Pneus com a nervura levantada adjacente ao calcanhar ou a área do calcanhar profundamente embutida são projetados para ajudar a proteger os pneus de baixo perfil e as caras rodas de liga de danos acidentais nas calçadas. Embora os pneus com o desenho da nervura levantada ou o molde rebaixado possam frustrar o uso das tampas das rodas, isso não é um problema, já que esses pneus são comumente usados em veículos equipados com rodas de liga leve.

Em aplicações off-road em caminhões leves, os protetores de aro também ajudam a proteger o pneu e a área da roda contra detritos, além de resistir aos danos causados por rochas, tocos e outros obstáculos fora da estrada.

Pneus com uma ou mais nervuras levantadas na sua largura máxima de seção são freqüentemente encontrados em caminhões de entrega e reboques. A espessura extra da borracha de reforço levantada no ponto mais largo do pneu resiste a danos na parede lateral e aumenta a quantidade de borracha a ser usada antes de repetir os cortes da calçada ou expor os cabos internos do pneu.

Assim, quer seus fabricantes os chamem de "Escudos de flange máximos", "Protetores de aro" ou "Protetores de escudo", o objetivo de todos os protetores de pneu/aro é basicamente o mesmo. Eles devem ser sacrificados para proteger a estrutura interna da parede do pneu e as rodas de liga leve nas quais eles estão montados.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo