Pneus largos e estreitos: aqui está a diferença

Tires on black background

Pneu largo ou estreito, qual o melhor? As opiniões diferem drasticamente nesta questão. Os pneus largos sempre ganham o duelo visual, mas seu preço sempre assusta. Aqui, tentamos esclarecer se existem realmente diferenças significativas entre essas duas opções.

O que é um pneu largo?

Golf que eu comprei em 1974 com um pneu 145x13 - hoje seria usado na melhor das hipóteses como um pneu sobressalente. Ao longo dos anos, a tendência se aproxima dos pneus largos - uma vez que isso vem sendo adotado de forma constante por quase todas as fabricantes automotivas. A largura de pelo menos 195 milímetros é padrão para os carros novos da classe compacta.

Por que os pneus estão se ampliando?

Existem motivos técnicos e outros. Os veículos de hoje são, em média, mais pesados e rápidos do que os carros da década de 1970. Para ficar estável e passar das curvas a uma velocidade razoável, o pneu precisava se ampliar. Além disso, os discos de freio de hoje são maiores - eles cresceram juntos com o aumento dos diâmetros dos pneus. Vamos dar uma olhada nas características de condução dos pneus estreitos e largos.

Aderência

Em geral, quanto maior o pneu, mais aderência ele proporciona. Isto é especialmente verdadeiro quando se dirigi em estradas secas, porque quanto mais a borracha descansa na estrada, melhor é a adesão. A altura do flanco baixo dos pneus largos também garante uma melhor estabilidade, especialmente nas curvas. Ao dirigir em uma estrada com uma pequena camada de neve, as amplas variantes com bom controle direcional funcionam bem. Na lama e na neve, no entanto, os pneus largos começam a escorregar mais rápido. Em estradas molhadas, as variantes largas geralmente dominam a adesão. Mas nem sempre, o que nos leva ao próximo ponto.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Aquaplanagem

Devido à ampla superfície de rodagem, o pneu deve deslocar muito mais água nas estradas molhadas. Isso leva ao fato de que os pneus largos também são muito mais propensos a flutuar. O risco da aquaplanagem, portanto, aumenta significativamente com os pneus largos. Aqui, há apenas uma solução: atenção total e pé no acelerador.

Características de frenagem

Os pneus largos demonstraram ter uma distância de frenagem mais curta do que suas contrapartes estreitas. Isso também é verdade no inverno, mas não em terrenos com lama ou neve profunda. Isso também se aplica em estradas úmidas até o momento em que ocorre o aquaplanagem, o que, como descrito acima, acontece muito mais rápido em pneus largos do que quando se conduz com pneus estreitos.

Conforto e nível de volume

Naturalmente, pneus largos têm uma ampla superfície de rolamento e, portanto, maior resistência ao rolamento. Desta forma, eles produzem ruídos mais altos do que os pneus estreitos. Eficiência – combustível, desgaste e preço. Como você já percebeu, uma maior resistência ao rolamento (e também uma resistência maior ao ar devido à largura do pneu) leva a um maior consumo de combustível e desgaste. Além disso, os pneus mais largos são sempre mais caros do que os mais estreitos.

A aparência

Os pneus largos são um atraente adicional, especialmente para os “tuned cars”. Mesmo quando colocado em um veículo médio, um pneu largo parece dar força ao carro. Especialmente quando as rodas de liga estão no conjunto.

O futuro

Não é provável que a tendência se mova em direção a pneus mais estreitos, porque, certamente, os carros não vão diminuir a sua velocidade, nem os proprietários prestarão menos atenção ao aspecto exterior de seus carros. Os pneus para carros elétricos provavelmente tomarão um caminho especial. Estes são projetados principalmente para permitir as gamas de distância mais altas possíveis. Portanto, a tendência aqui se move em direção a superfícies de rodagem estreitas, baixo peso e grande tamanho das rodas. Tudo isso para alcançar a menor resistência de rolamento possível. O pneu em carros pequenos permanece bastante estreito também. Provavelmente, não para restringir o interior já limitado do carro, adicionalmente, com grandes caixas de roda. Uma vez que os fabricantes de pneus estão conscientes das desvantagens atuais dos pneus largos (resistência ao rolamento, aquaplanagem), pode-se assumir com confiança que eles estarão trabalhando para resolver esse problema e que os pneus largos ainda vão ser melhorados em alguns aspectos.

Qual pneu é o melhor então?

Os pneus largos geralmente ganham quando se trata de características de condução pura. Pagamos mais por segurança, especialmente em estradas secas, sacrificando conforto e eficiência econômica e concordando em ter um maior risco de aquaplanagem. No final, a decisão permanece discricionária. Por exemplo, aqueles que viajam muito em áreas chuvosas ou áreas com maior probabilidade de neve devem, obviamente, optar por pneus mais estreitos.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo