Por quanto tempo usar cada tipo de pneu? Como saber o tempo de sua vida útil?

 Wie alt darf ein Reifen sein

O metal enferruja, o pão fica duro e mofado, pessoas ganham rugas e cabelos grisalhos - o processo de envelhecimento dessas coisas chama a atenção. Mas como é possível reconhecer a idade de um pneu? E por quantos anos os pneus devem ser usados?

A marca DOT

Todos os dados necessários para determinar a idade do pneu podem ser encontrados nele mesmo. A denominada marcação DOT (Departamento de Transporte - esta marcação determinada pelo Ministério dos Transportes norte-americano passou a ser válida em todo o mundo) pode ser encontrada no flanco em cada pneu desde 2000. Um número DOT consiste em quatro dígitos e é moldado com uma fina linha. Os dois primeiros dígitos indicam a semana da produção; o terceiro e quarto dígitos indicam o ano de produção. Exemplos:

Se o número DOT for 1911, então o pneu foi produzido na 19ª semana do ano de 2011, portanto, entre 16 e 22 de maio de 2011. Se o número DOT for 0905, esse pneu foi fabricado em 2005, no final de fevereiro ou no início março. Este teria mais de onze anos de idade. Os pneus feitos antes de 2000 são marcados com três dígitos e um símbolo especial. Os dois primeiros dígitos representam a semana de produção, o mesmo que no número de quatro dígitos e o terceiro dígito indica o último número do ano de produção. Um número de três dígitos sem um símbolo pode ser encontrado nos pneus produzidos na década de 1980. Ninguém jamais usaria esses pneus, mesmo que eles ainda não tenham sido usados. Porque os pneus não melhoram com a idade, como um bom vinho, por exemplo. Em vez disso, a borracha torna-se quebradiça, e o aperto já não é tão forte.

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Sinais de envelhecimento

Além da data, existem diversas formas de envelhecimento dos pneus como conseqüência do uso ou até mesmo do não uso. Claro, os pneus de dois anos de idade utilizados por centenas de milhares de quilômetros passam a impressão de serem mais velhos do que os pneus de cinco anos em carros de um aposentado que dirige semanalmente para uma festa. As condições meteorológicas, a luz solar e o ozônio, assim como o estresse mecânico deixam suas marcas nos pneus. Guardá-los de forma inadequado também contribuem para o processo de envelhecimento, mas com uma intensidade diferente.

Regulamentações legais

Qualquer pessoa que considere a compra de um pneu usado deve ser capaz de entender o quão gasto o pneu selecionado realmente está. E esse conhecimento também ajuda a decidir quando substituir os pneus do seu próprio carro. Existe um requisito legal para a idade dos pneus a serem usados apenas para trailers, reboques e carregamentos com limite de velocidade de 100 km/h. O ADAC ou o German Tire Retailer e Vulcanization Trade Association (BRV) recomenda a troca, em carros de passageiros, para pneu com até dez anos de uso, mas a troca deve ser feita, de preferência, após seis anos de uso. Todavia, o limite de desgaste geralmente é atingido muito mais cedo, mesmo com a intensidade de condução regular. Novamente, existem alguns regulamentos legais, como a profundidade de rolamento mínima prescrita de 1,6 milímetros - que, por sua vez, é muito baixo de acordo com a ADAC e outras organizações. Portanto, podemos ver que não é suficiente conhecer todos os requisitos legais. Ao avaliar os pneus, você também precisará de um bom senso comum.

Então, o que devo avaliar?

Olhar a marcação DOT não fará mal. Assim, antes de tudo, descobriremos o tempo de vida teórico do pneu. Em seguida, é necessário verificar sua condição geral. A profundidade do piso do pneu ainda é suficiente? Os pneus de verão devem ter mais de três milímetros, e os de inverno, quatro milímetros. Assim, cada pneu é diferente, por isso é melhor medí-los várias vezes e em diferentes pontos. Existem entalhes ou cortes visíveis? E as rachaduras de rescentes? Se o pneu estiver montado em uma jante ou roda de liga leve: Existem marcas de ferrugem ou danos? Não há quase nenhuma maneira de avaliar as condições de armazenamento do pneu. Eventualmente, o proprietário/vendedor pode fornecer a informação necessária.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo