O que significam as marcações nos pneus?

O lado de um pneu está cheio de números e letras, mas o que significam estes diferentes símbolos?

Regulamentações legais

Os pneus são padronizados na Europa de acordo com a norma ECE-R 30, já que os regulamentos de licenciamento de tráfego rodoviário (StVZO, §36) são altamente detalhados e monitorados. A legislação também afirma que informações devem ser fornecidas na parede lateral do pneu. O nome do fabricante - geralmente impresso em tamanho grande - e o tipo de pneu estão listados. Mas há mais informações a serem encontradas. Nosso exemplo: Temos um pneu com a combinação de números 195/60 R 15 88 V - esta é sempre a mesma estrutura, e somente os números e letras podem variar.

As dimensões do pneu

195/60 R 15 88 V . Em nosso exemplo, os dois primeiros dígitos, separados pela barra, indicam o tamanho do pneu. O pneu tem assim 195 milímetros de largura, a relação entre a altura e a largura é de 60%. Quanto menor a porcentagem, menor a borda do pneu.

Pneus radiais

195/60 R 15 88 V . O R em 195/60 R 15 88 V indica o design, ou seja, um pneu radial. Às vezes, a palavra "Radial" é impressa também no flanco. Desde a década de 1980, pneus radiais têm sido usados em carros de passageiros quase exclusivamente, de modo que o nome se tornou obsoleto. No entanto, ainda é impresso lá. Pneus diagonais, como costumavam ser, hoje em dia são montados apenas em máquinas agrícolas, carros antigos e às vezes também em motocicletas. O indicador para pneus do tipo diagonal seria uma letra D.

Diâmetro do aro

195/60 R 15 88 V O terceiro dígito do nosso exemplo 195/60 R 15 88 V normalmente indica o diâmetro da borda na unidade de medida, mais comumente uma polegada. No entanto, alguns fabricantes também usam milímetros, mas a diferença é facilmente perceptível por causa da magnitude. O tamanho em polegadas geralmente varia de 10 a 20, enquanto que o de milímetros é entre 315 e 440.

Capacidade de carga

195/60 R 15 88 Claro que você também pode descobrir a capacidade de carga do pneu. O índice de carga, também conhecido como Load Index LI, está em quinto lugar. A conversão segue uma tabela bem comumente encontrada na Internet, 88 significa, neste contexto, uma capacidade de carga de 560 kg a uma dada pressão de ar, geralmente 2,5 bar. O LI especificado nos documentos do veículo não deve ser inferior à pressão real, o que significa que, se especificado como 88, os pneus devem ser sempre instalados com uma LI mínima de 88. Em pneus com capacidade de carga particularmente alta ainda existe a abreviação RF (reforçado) ou XL (carga extra).

Largura: Altura: Diâmetro:
Índice de velocidade:

Velocidade

195/60 R 15 88 V A velocidade máxima permitida com a qual o pneu pode ser conduzido é indicada por uma letra no final da combinação da placa de matrícula. O índice de velocidade V corresponde a 240 km/h. Normalmente, as marcações variam de M para 130 a Y para 300 km/h. A tabela correspondente para leitura também está disponível na Internet.

Marcação DOT

Além das marcas descritas anteriormente, cada pneu também possui um código criptografado do fabricante, normalmente um número de 12 dígitos com uma sequência de letras. Os últimos quatro dígitos são geralmente marcados e formam o rótulo DOT (Departamento de Transporte - o rótulo da autoridade de transporte americano se tornou o número padrão internacional). Olhando para a marcação, você pode ler a data de fabricação, listada com a semana e ano. Se os pneus forem fabricados antes do ano 2000, o número DOT é composto por apenas três dígitos.

Outras matrículas

Se o pneu tiver uma ligação direcional, é indicado com a indicação "Rotação", "Direção" ou "Sentido de rotação" e uma seta apontando na direção correspondente. A inscrição "Tubeless" anuncia que o pneu é sem câmara de ar, e é aplicado à maioria dos pneus que são construídos dessa forma. O indicador de desgaste "TWI" (Indicador de Desgaste do Piso) indica pontos no perfil onde o grau de profundidade do piso pode ser facilmente lido. Mostra que o perfil não é suficiente para a profundidade. Se o ponto estiver na superfície, o pneu correu para os 1.6 mm prescritos legalmente e deve ser substituído. O valor de 1,6 milímetros, no entanto, é considerado muito superficial, e aconselhamos um pneu a partir de uma profundidade residual de 3 milímetros. "M+S" significa "Lama e Neve". Para pneus de inverno, não este não é um indicador confiável, e apenas o símbolo adicional de um floco de neve garante a segurança. Um “E” ou “E” em combinação com um número indica o país do teste padrão europeu ECE. Pneus Run-flat, ou seja, pneus que não são completamente achatados mesmo após danos, carregam o símbolo ROF ou SST, e têm paredes laterais especialmente reforçadas. Um pequeno "1" significa pneus particularmente silenciosos, que possui um certificado de emissão de ruído reduzido.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo