Filtros Selecionados

Pneumática R16

Filtrar por:

Abrir filtros

Índice

Preço

para
R$

Marca


Mostre tudo

Rotulagem da UE

para

Vendedor


Mostre tudo

Opções Adicionais

Resultados dos testes

para

Categoria de preço

Segurança e conforto: Pneu aro 16

Você tem uma ideia da importância dos aros dos pneus? Já deve ter reparado que os tamanhos dos pneus afetam diretamente o comportamento e desenvolvimento do seu veículo e também influenciam no consumo de combustível. Para entender a importância é preciso descrever alguns conceitos:

  • O aro é a circunferência da roda que está incrustada dentro do pneu
  • Perfil: Se refere à altura do pneu, quanto maior o aro, menor será o espaço ocupado pelo pneu, quer dizer, menor o perfil. A medida deve variar apenas entre 3% a mais ou a menos para afiançar a segurança e desempenho do seu carro.

Atualmente a moda de estética automotiva incentiva aos motoristas a comprarem carros com aros maiores, deixando o aro 13, por exemplo, em processo de extinção. Existem montadoras que oferecem 3 opções de aro para o mesmo modelo de automóvel. Por exemplo um aro 14, 15 e aro 16. Para mais, a indústria automotiva está lançando modelos de carros mais altos, por esse motivo o tamanho das rodas deve se ajustar de acordo, utilizando assim aros de maior tamanho.

Nesse artigo explicaremos as características do aro para pneu R16, ou aros 16 para pneus radiais.

Utilizaremos como exemplo o aro 16 com especificações 205/45 R16. Quais são as características dele?

  • Em primeiro lugar o número 205 indica a largura da banda de rodagem em milímetros.
  • O número 45 representa a porcentagem que a área lateral representa em proporção à banda de rodagem. Em outras palavras o 45% de 205.
  • E por último o R 16 significa que o pneu radial possui 16 polegadas de diâmetro no aro.

É muito importante salientar que as medidas e proporções devem ser as mesmas para as 4 rodas do carro. Para começar é preciso verificar que todas sejam do mesmo tamanho, pois quando os pneus não combinam, o veículo pode responder de forma que coloque em risco a segurança e coloque os passageiros em situações de emergência.

Pelo lado estético, como mencionado anteriormente, quanto maior o carro, maior o tamanho do pneu e, portanto, o aro, até por que inclusive se imaginarmos o espaço restante entre a roda e o para-lamas, podemos concluir que visualmente o carro parecerá desproporcional. Por esse motivo a roda deve “crescer” para preencher esse espaço entre a roda e o para-lamas.

O perfil do aro 16 é de perfil menor, em consequência impacta nas características de performance, conforto e dirigibilidade. Devido ao perfil menor, o desempenho do carro em velocidade com aro 16 trepida mais, é um pouco mais ruidoso, mas é apropriado para os modelos de veículo “hatchback”.

Outras das vantagens do pneu com aro 16 é que garante uma ótima frenagem, principalmente resistindo à aquaplanagem. É desenhado para reduzir a resistência ao rolamento, o que economiza combustível e oferece uma maior estabilidade e aderência nas curvas.

A comparação de qual aro de pneu é melhor sempre vai depender do perfil do consumidor, o aro 16 possui um desempenho melhor por ser de perfil menor, mas se o consumidor dirige muito por terrenos irregulares é melhor escolher um aro com perfil maior.

Após dessas dicas, já saberá escolher o melhor aro para seu pneu, para os que preferem um maior conforto, durabilidade e segurança, o pneu aro 16 pode ser uma ótima alternativa!

Comparar até 4 produtos:

de 471
ver mais 20
de 471
Essa é uma publicidade paga
Retornar ao topo