Regulamentos para pneus

Não é possível utilizar qualquer pneu no seu carro e, portanto, os pneus que seleciona devem ser aprovados para o seu veículos. Em termos de pneus, existem outros regulamentos para além da aprovação necessária dos pneus.

Aqui pode encontrar as leis e regulamentos de pneus:

Pneus aprovados

Para descobrir que pneus são permitidos para o seu carro ou motociclo, é tipicamente útil inspecionar os documentos do veículo. Na maioria dos casos, outros tamanhos também são permitidos, mas as modificações devem ser registadas, caso contrário, o livrete e cobertura de seguro são considerados como expirados. Vários fabricantes de pneus providenciam, nos seus websites, a possibilidade de aplicar tais pneus aprovados ao introduzir as seguintes informações:

Etiqueta de Pneus da UE

Etiqueta de Pneus da UE, ou Regulamento Europeu de Rotulagem de Pneus, é obrigatória para todos os fabricantes de pneus desde o dia 1 de novembro de 2012. A Etiqueta de Pneus da UE foi criada para avaliar determinados critérios dos pneus. Três áreas diferentes serão testadas. Primeiro, existe a resistência ao rolamento, aderência em piso molhado e o ruído de rolamento que o pneu causa na estrada.
Este regulamento foi reavaliado e será substituído no dia 1 de maio de 2021, pelo Regulamento (UE) 2020/740, que será sujeito a novos requisitos. Com este regulamento, o principal objetivo da UE é proteger o ambiente. Portanto, os consumidores devem considerar a Etiqueta de Pneus da UE ao comprarem produtos com classificações adequadas.

Resistência ao Rolamento

A resistência ao rolamento ao rolamento de um pneu influencia diretamente o consumo de combustível do veículo. A Etiqueta de Pneus da UE utiliza uma classificação para testar a resistência ao rolamento, onde A significa a menor resistência, e a letra E indica a maior resistência ao rolamento. Se prestar atenção a este aspeto ao comprar os seus pneus, a Etiqueta de Pneus da UE indica uma classe específica para o produto. A escala tem apenas 5 classes (“A” a “E”), sendo “A” a mais eficiente.

Etiqueta UE do pneu

Aderência em Piso Molhado

A aderência em piso molhado também é classificada em 5 classes, de “A” a “E”, na Etiqueta de Pneus da UE. A aderência em piso molhado refere-se à distância de travagem, comparada com os resultados de um pneu de referência. Pneus de Classe A apresentam distâncias de travagem menores, comparativamente a pneus de Classe E, o que pode salvar vidas em situações de emergência.

Ruído

O terceiro ponto refere-se ao ruído exterior de rolamento do pneu (desde A, B, C) - o nível de ruído que o pneu atinge durante a condução. A Etiqueta de Pneus da UE exibe o nível de ruído exterior de rolamento em decibéis. Para além da informação providenciada pela Etiqueta de Pneus da UE, outros fatores devem ser considerados ao comprar um pneu, tais como a sua vida útil e qualidade. De acordo com o novo regulamento, que será atualizado em 2021, também existem opções para incluir na rotulagem padrão (próximo ao símbolo de ruído) um símbolo de aderência em gelo e/ou condições de neve extremas.

Os pneus desenvolvidos para condições de neve extremas exibem um pictograma com uma “montanha de 3 picos e neve” ou simplesmente um símbolo com uma “montanha” na parede lateral do pneu. Pneus de inverno nórdicos para utilização em superfícies com gelo incluem um novo símbolo, representando uma estalagmite de gelo. Para cada tipo de designação dos pneus, existe um código QR com um link para a base de dados de produtos da UE (EPREL).

No final, cada consumidor deve avaliar a importância da Etiqueta de Pneus da UE.

Obrigação de transportar uma roda sobresselente

Vários motoristas questionam-se se é obrigatório transportar uma roda sobresselente. A questão surge pelo facto de vários fabricantes de automóveis não incluírem um pneu sobresselente nos seus novos veículos, mas apenas em kits de reparação. No entanto, os fabricantes incluiriam definitivamente uma roda sobresselente, se fosse necessário. Na verdade, não existe qualquer lei que obrigue a inclusão de uma roda sobresselente ou kit de reparação de pneus. De qualquer forma, é útil e recomendável ter sempre uma solução consigo em caso de furo. Note que, caso não transporte qualquer roda sobresselente, é necessário visitar imediatamente a oficina mais próxima após utilizar um kit de reparação.


Retornar ao topo