Pontos de pressão

Se você aborda a complexa questão da deflação de pneus como ciência ou arte, há algumas diretrizes que os entusiastas de todos os terrenos devem seguir.

Não importa o que 4x4 você tenha ou quão extensa é a sua lista de dispositivos todo-o-terreno, ajudas de direção como controle de tração, resposta ao solo e bloqueio do diferencial significam muito pouco na ausência de desempenho do pneu; especificamente, da tração.

Além do design da banda de rolagem, a pressão dos pneus é o fator mais importante quando se trata de tração. Se os pneus não forem esvaziados para se adequarem a um terreno específico, não só o desempenho off-road 4x4 será reduzido, mas o risco de danos aos pneus e o meio ambiente também serão drasticamente aumentados.

O aumento do desempenho que desinfla os pneus de um veículo está quase exclusivamente relacionado com o aumento do comprimento da banda de rolagem, uma vez que o pneu se esvazia e não a largura da banda de rolagem. Por outras palavras, é preferível que a banda de rolagem seja esticada em comprimento, e não seja ablada na parede lateral. A banda de rolagem é a parte mais resistente de um pneu e pode ser reparada quando está danificada. Pelo contrário, o flanco é a área mais fraca e vulnerável de um pneu e não pode ser reparado.

Infelizmente, com um número quase infinito de tipos de terreno, não é fácil decidir qual a melhor pressão para a ocasião. Esta situação é ainda mais complicada por outras variáveis, como a massa do veículo (incluindo a carga útil), o tamanho do pneu (os pneus maiores precisam de mais deflação) e a construção do pneu. Então há flutuações na pressão a considerar; um fator influenciado principalmente pelo calor e pelo aumento da temperatura das estradas durante o dia.

De modo geral, superfícies soltas (como neve, lama e areia) exigem pressões de inflação mais baixas do que superfícies firmes (como pedras, cascalho e argila). A tabela à direita serve como um guia aproximado para adaptar as pressões dos pneus do veículo para se adequar a vários tipos de terreno. Mas tenha em mente que isso é apenas um guia, já que não leva em consideração as variáveis ​​mencionadas acima, que podem diferir em cada saída que você faz.

No final, a deflação de pneus pode não ser uma ciência, mas uma arte melhor dominada por tentativa e erro.

Dicas de deflação

• A pressão recomendada dos pneus do fabricante é geralmente precisa para uso em estrada. Olhe dentro da aba do combustível ou na abertura da porta do seu carro, ou no manual do proprietário para obter uma tabela de pressão dos pneus. A maioria dos fabricantes recomenda 2,2-2,4 bar para um 4×4.

Certifique-se de viajar com um manômetro de pneus preciso, um compressor para serviços pesados ​​e um kit de reparo de furos em seu 4x4 em todos os momentos.

• Sempre esvazie seus pneus ao sair da estrada. É mais seguro, mais confortável e menos prejudicial ao meio ambiente.

• Nunca subestime o impacto de uma pequena mudança na pressão do pneu. Ele pode melhorar drasticamente o desempenho de condução de cascalho do seu veículo e o conforto da estrada, especialmente sobre corrugações.

• Não importa o tipo de terreno, nunca dirija com um pneu furado em alta velocidade. Se isso acontecer, causará calor excessivo no interior do pneu, com danos irreparáveis ​​e a falha final do pneu.

• Nunca faça uma curva brusca se os pneus estiverem vazios para menos de 1,2 bar. Fazer isso pressionará as paredes laterais dos pneus e poderá soltá-los.

• As rodas traseiras do seu 4×4 podem esvaziar um pouco mais (cerca de 0,2 bar) do que os pneus dianteiros, pois não estão sujeitos a torções ou pressão da parede lateral.

• Ao dirigir em pedras afiadas, pare de esvaziar os pneus no momento em que eles começarem a inchar nas paredes laterais.

• Como regra geral, você nunca deve descer abaixo de 0,8 bar ao dirigir em pedras em uma borda HT (terreno da estrada).

• Sempre passe por cima de obstáculos pontiagudos em vez de passar pelo lado e apertar os pneus.

• Tenha cuidado se os pneus furados ficarem com um tom azulado: significa que eles estão inflados demais e superaquecidos.

Construção de pneus

O modo como um pneu é construído influencia grandemente como ele reagirá à deflação. Alguns pneus usam um composto de borracha robusto que requer deflação adicional para alcançar o mesmo resultado estendido. Além disso, um pneu de estrada (terreno de estrada) com uma classificação de parede lateral de duas camadas precisará de menos deflação do que um pneu AT (todo-o-terreno) ou MT (lamacento) construído com uma parede lateral de três camadas.

Pegue sua calculadora

Use essas figuras como um guia para inflar seus pneus, dependendo dos diferentes tipos de terreno.

  • Alcatrão: 0% de deflação (recomendação do fabricante)
  • Gravilha: 10-15% de deflação
  • Trilha de terra ondulada: 10-15% de deflação
  • Rochas afiadas: 10-15% de deflação
  • Rochas lisas: deflação de 20 a 50%
  • Lama: 25% de deflação
  • Arena: 50-60% de deflação.

Subscreva a nossa newsletter

Responda para: {{replyComment.author}}
Todos os campos são obrigatórios
O comentário foi enviado com sucesso

Retornar ao topo